ARIANA COSME
Formação académica
Pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil);
Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
Licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
Curso de Professores do Ensino Primário da Escola do Magistério Primário do Porto.
Experiência profissional
Inspetora-geral de Educação e Ciência desde 23 de novembro de 2023.
Professora do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), assumindo funções como coordenadora de cursos de pós-graduação e de mestrados na área da educação escolar;
Professora visitante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil).
Outras atividades desenvolvidas:
Consultora em centros de formação de associação de escolas, em agrupamentos de escolas vinculados aos programas dos territórios educativos de intervenção prioritária, em agrupamentos de escolas enquadrados nos projetos-piloto de inovação pedagógica (PPIP), em câmaras municipais, participando na elaboração de cartas educativas municipais e no apoio ao desenvolvimento de projetos de inovação pedagógica, e como membro da equipa de consultores do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular;
No âmbito da avaliação externa: coordenadora de dois estudos de avaliação, realizados a convite da Direção-Geral da Educação, relacionados com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e com a implementação dos Decretos-Leis n.os 54/2018 e 55/2018, ambos de 6 de julho; responsável pela avaliação externa de programas e projetos, nacionais e internacionais, promovidos por entidades como a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Programa ERASMUS ou Portugal Inovação; e membro de equipas de avaliação externa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC);
Formadora responsável pela dinamização de ações de formação acreditada, promovidas por Centros de Formação de Associações de Escolas, dirigida a professores e assistentes operacionais, e por ações de formação de formadores, diretores de escola, quadros superiores autárquicos e, entre outros, inspetores da IGEC;
Responsável e coordenadora de entidades e de iniciativas: membro do conselho diretivo da FPCEUP, membro do conselho de representantes da FPCEUP, fundadora e coordenadora do Serviço de Educação Contínua da FPCEUP, membro do conselho de educação contínua da Universidade do Porto, coordenadora do Observatório de Vida das Escolas (OBVIE) do CIIE da FPCEUP, membro da Comissão de Coordenação Distrital do Porto do Programa Interministerial de Promoção do Sucesso Educativo (PIPSE), presidente do conselho geral do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM), do qual é associada desde 1983, membro da comissão diretiva do Instituto Irene Lisboa da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), dirigente do Sindicato de Professores do Norte (SPN), membro do conselho nacional da Federação Nacional da FENPROF e membro do conselho geral da Escola Artística Soares dos Reis (Porto);
Autora e coautora de artigos, livros e capítulos de livros relacionados com as temáticas da organização e gestão do trabalho pedagógico, avaliação das aprendizagens, inclusão escolar, formação de professores e ação docente.
JOANA RATO
Joana Rodrigues Rato, PhD em Ciências da Saúde (área de especialização em Neuropsicologia) no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e, atualmente, a trabalhar na UCP como Professora Auxiliar e Investigadora.
Título da Comunicação
O que dizem as neurociências à aprendizagem
MARCO BENTO
Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra Politécnico de Coimbra
Investigador Integrado no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (NIEFI – ESEC) Escola Superior de Educação de Coimbra
Investigador Colaborador no Grupo de Pesquisa e Formação de Professores e Tecnologias Educacionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
Líder do Núcleo de Investigação e Pesquisa de Tecnologia Educativa Luso-Brasileiro – NIPTecEDU
Investigador integrado no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED ESE P.Porto)
Investigador em Tecnologia Educativa
Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Universidade do Minho
Consultor Pedagógico em Educação
Coordenador Científico e Pedagógico do Projeto SUPERTABi Maia
Título da Comunicação
(Re) encantar a profissão docente através da experiência digital
LUÍS BORGES GOUVEIA
Professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa e investigador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto, onde integra o grupo de investigação “Informação, Comunicação e Cultura Digital”, de que é coordenador.
É doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto e licenciado em Informática e Matemáticas Aplicadas. Possui ainda a agregação em engenharia e gestão industrial, pela Universidade de Aveiro e um pós doutoramento em ciência da informação, pela Universidade do Porto.
É autor de cerca de duas centenas de artigos científicos e possui de 39 livros publicados, no contexto de mais de um milhar de textos de natureza publicados em conferências e eventos de natureza científica em Portugal e no estrangeiro.
Os seus interesses estão relacionados como digital e como o seu uso e exploração pode beneficiar indivíduos e organizações, nomeadamente nas questões associadas com o ensino e aprendizagem.
Título da Comunicação
O admirável mundo novo que a IA nos provoca, também para a Educação
Resumo
Vivemos tempos de mudança. Frase muito ouvida e recorrente que também se aplica ao nosso tempo. Podemos até reforçar que a mudança é mais rápida, acelerada e com impactos de magnitude crescente, logo uma mudança exponencial. É neste contexto que se torna mais desafiante perceber que o futuro próximo será um espaço desconhecido e bem diverso do que testemunhamos previamente e este será o tema de conversa, aproveitando a quase omnipresença da tecnologia de inteligência artificial, também na educação.
CARLOS PINHEIRO
Professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e professor de História. Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (concelho de Cascais).
Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares e docente convidado da Universidade Lusófona e da Escola Superior de Educação de Santarém
Editor do repositório «Apps para Educação» (https://appseducacao.rbe.mec.pt) e gestor da plataforma MILD – Manual de Instruções para a Literacia Digital (https://mild.rbe.mec.pt).
Tem vários artigos publicados em livros, jornais e revistas sobre tecnologias educativas, leitura e literatura e bibliotecas escolares. Frequenta atualmente o doutoramento em Ciências da Comunicação.
Título da Comunicação
Inteligência artificial e avaliação pedagógica
BÁRBARA CLETO
Bárbara Cleto é licenciada em Ensino de Eletrónica e Informática pela Universidade de Aveiro.
Mestrado e Especialização em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
É aluna do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, onde investiga integrada no DigiMedia, sobre a utilização de ambientes web imersivos na educação.
Professora do quadro de escola do grupo 550 (informática).
É ainda assistente convidada na Escola Superior De Media Artes E Design (ESMAD/IPP), onde leciona Unidades Curriculares na área da Multimédia e Realidade Aumentada, e membro colaborador da uniMAD.
Título da Comunicação
Como integrar Tecnologias Emergentes em contexto educativo?
TIAGO COSTA
Tiago Nuno Leal Gomes da Costa, nascido em dezembro de 1987 na cidade do Porto, realizou todo o seu percurso estudantil na mesma cidade, desde a infância até ao ensino superior.
Durante toda a sua formação, procurou contactar com a tecnologia, inscrevendo-se em clubes e estabelecendo sempre pontes entre a escola e a informática.
Estudou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde se licenciou em Geologia, tendo obtido também o grau de mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, pela mesma faculdade.
Ao nível da licenciatura, realizou o seu trabalho final na área da Paleontologia tendo também desenvolvido materiais didáticos, a fim consolidar conhecimentos e experiências para a área do ensino, uma vez que o seu objetivo principal foi sempre chegar à sala de aula e contactar com crianças e jovens. Assim, em 2012, ingressou no mestrado em ensino e realizou o seu estágio profissional na Escola Básica EB23 Augusto Gil, a qual frequentou enquanto criança.
Concluído o mestrado, iniciou a sua atividade profissional no Colégio de Ermesinde, onde se sente realizado pela sinergia que encontra diariamente entre o ensino e a informática. Ao longo do seu percurso profissional desenvolveu projetos na área da saúde, sendo coordenador de educação para a saúde, e ainda projetos tecnológicos com recurso ao Minecraft Education Edition e Office365.
Atualmente é coordenador do Projeto HLE – Hibrid Learning Environment, implementado no Colégio desde o ano letivo 2022/2023 e que permite uma evolução da sala de aula ao nível tecnológico e pedagógico.
Foi orador no Building The Future 2022 e Building The Future 2023, evento com um dia dedicado apenas à educação, promovido pela Microsoft. lm
Gosta sempre de ajudar os outros e disponibilizar o que sabe para todos, pertencendo ao grupo Tools4Edu, onde realizou diversos webinares, e disponibilizando recursos educativos para todos os professores.
É reconhecido pela Microsoft como professor Inovador (MIEE) desde 2020 e como MIEE Fellow desde 2023.
MANUELA SIMÕES
Doutorada em Educação e Matemática pela Universidade do Minho.
Professora na Escola Secundária Dr Joaquim Gomes Ferreira Alves.
Coordenadora Pedagógica do Projeto Piloto dos Manuais Digitais.
Autora de Manuais para o Ensino Secundário.
Formadora desde 1999, atualmente no âmbito da Capacitação Digital Docente e das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática.
Título da Comunicação
Os alunos – uma partilha de práticas
PEDRO NUNO SILVA
Licenciado em Engenharia Informática.
Mestre em Inteligência Artificial e Computação.
Mestre em Ciências da Educação com especialização em Administração e Organização Escolar.
Docente do grupo de recrutamento 550 – Informática -, desde 1997.
Formador acreditado pelo CCPFC desde 1999.
Exerce diversos cargos de coordenação docente, assessoria científico-pedagógica e técnica
Colabora com diversas organizações educativas entre as quais destaque para a colaboração com diversos Centros de Formação e a Casa das Ciências.
Prémio Casa das Ciências de Professor do Ano 2023, atribuído em 24 de novembro de 2023
Título da Comunicação
A Inteligência Artificial e o processo de avaliação na didática
ALDA FERREIRA
É professora de informática na Escola Secundária da Boa Nova, em Leça da Palmeira – Matosinhos.
Mestre em Ensino de Informática e Mestre em Educação – Mediação Educacional e Supervisão da Formação pela Universidade do Minho.
Licenciada em Informática de Gestão pela Universidade do Minho e Licenciada em Gestão pela Universidade Fernando Pessoa – Porto.
Frequência do terceiro ano do Programa Doutoral Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais do Doutoramento em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa da Universidade do Minho.
Título da Comunicação
IA em trabalhos escolares: imagens com DALL-E
Resumo
Numa era em que a interdisciplinaridade se torna uma peça fundamental na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, foi proposto aos alunos de três turmas que participassem no Projeto 3D Digital. O Projeto 3Digital é uma iniciativa que permite a interdisciplinaridade, promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática, e teve como tema, no ano letivo 2022-2023, “LITERATURA EM 3D”. Este projeto desenvolveu-se na disciplina de Aplicações Informáticas B (API), com a colaboração da disciplina de Português, incluiu duas ferramentas tecnológicas distintas: Tinkercad (modelação 3D) e DALL-E (assistente de IA generativa).
CLÁUDIA MEIRINHOS
Título da Comunicação
Os Ecokids ensinam a IA (Ecokids teach AI)
LILIANA FERNANDES
Tem licenciatura em Educação, Professores do Ensino Básico, Variante de Português/ Inglês, pelo Instituto Politécnico de Bragança; Concluiu o Curso de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Portuguesa – Especialização em Lit. Infanto-Juvenil, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Concluiu o Mestrado em TIC na Educação e Formação, com investigação na área dos Makerspaces, pelo Instituto Politécnico de Bragança; Concluiu Pós Graduação em Educação STEAM, pelo Instituto Politécnico de Santarém.
Atualmente é Docente do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio.
É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.
Faz parte do Board do Consórcio Science on Stage; Integra o projeto European Codeweek, com a coordenação da European SchooINet, sendo CodeWeek Leading Teacher.
É Embaixadora Scientix, em Portugal.
Tem a Certificação Microsoft Certified Teacher.
Recebeu o AKS Global Teacher Award 2021 e 2023
Tem participado em eventos científicos em Portugal e na Europa, tendo comunicado e publicado em revistas especializadas.
Na escola, coordena o Clube de Robótica “RoboESAS – Clube dos Pequenitos!”